domingo, 5 de janeiro de 2014

Sobre este blog "Guarujá das Antigas"

Bom, para abrir o blog, vou explicar o motivo pelo qual foi criado...
Desde a adolescência, as férias sempre foram no Guarujá, uma viagem que era aguardada o ano todo com muita ansiedade, parecendo uma viagem muito longa desde o interior do estado de SP.
Meus pais e padrinhos se reuniam no mês de outubro para escolher qual apartamento seria alugado e naquela época, sem internet, os anúncios eram escolhidos pelo jornal da cidade de Campinas, onde moravam meus tios. Bons tempos.
Era uma expectativa depois que tudo era acertado, esperando para conhecer o local, pois nem sempre conseguíamos ir ao mesmo apartamento. Começamos indo até a praia da Enseada, mas depois resolveram mudar para Pitangueiras pela comodidade e por sempre conseguirem alugar um apê que fica de frente para o mar, todos os anos.
Os anos foram passando, me formei, comecei a trabalhar e depois de juntar uma grana, convenci a família a fazer uma “vaquinha” e comprar um apartamento, já que gostávamos tanto da praia.
Depois de pesquisar, compramos um apê na praia de Pitangueiras em um prédio bem tradicional. N a reforma, pois estava um pouco antigo, retiramos a banheira e, para nossa surpresa, tinha um jornal (Folha da Manhã, hoje é a Folha de São Paulo) que estava forrando a louça de quando foi instalada a banheira, ao lado do encanamento. O jornal era de 1957!
Este foi a no de construção do prédio e aí fui pesquisar mais. Descobri um dia, andando no calçadão em frente ao Edifício Sobre as Ondas, onde tem no seu mural um descritivo da história do Guarujá, que o edifício Flamingo foi um dos primeiros a serem construídos na orla.
Depois disso, ao pesquisar na internet sobre a história da Praia de Pitangueiras, pois foi onde começou o Guarujá, descobri que antes se chamava Praia de Laranjeiras, mas que mudou de nome para Pitangueiras porque Dona Lourdes Malta começou tinha uma plantação em um terreno com estes frutos e, para minha surpresa, o apê que compramos é dela. Que coincidência...

E foi aí comecei a garimpar fotos do Guarujá dos velhos tempos, o que deu origem a este blog. Espero que gostem!



4 comentários:

  1. Muito bacana!!!!
    este prédio que aparece na foto, edifício Pitangueiras, minha família têm um apto até hoje! faz mais de 50 anos!!!!!
    tb cresci nessa praia e guarde as melhores lembranças da minha vida!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana!!!!
    este prédio que aparece na foto, edifício Pitangueiras, minha família têm um apto até hoje! faz mais de 50 anos!!!!!
    tb cresci nessa praia e guarde as melhores lembranças da minha vida!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cheguei de Recife /PE em 1.968 aqui em Guarujá precisamente em Itapema onde minha mãe havia anteriormente visitado aqui e nesta visita havia comprado uma casinha tinha pouca idade com apenas 6 ou 7 anos mas me lembro de muitas coisas e isto me repete a uma saudade

    ResponderExcluir
  4. Ffxiv Titanium Nugget: Home in the Game Factory
    This item was titanium dioxide created using titanium white dominus price 2.5Mhz crystal crystals which is about 10 where can i buy titanium trim times higher than the titanium wedding band super super core, which can produce a titanium boiling point huge amount of heat and

    ResponderExcluir